O Brasil é convidado de honra do evento que será realizado entre os dias 1º e 4 de junho, em Buenos Aires

O Ministério da Cultura (MinC) divulgou nesta terça-feira (2) o resultado final do processo que selecionou 90 empreendedores culturais para participarem das rodadas de negócios e atividades formativas da 7ª edição do Mercado de Indústrias Culturais Argentinas 2023 (Mica). O Brasil é o convidado de honra deste evento que será realizado entre os dias 1º e 4 de junho, no Centro Cultural Kirchner, em Buenos Aires, e levará uma comitiva com profissionais do audiovisual, circo, dança, teatro, design, editorial, hip hop, música e jogos eletrônicos.

A seleção realizada pelo MinC contempla, ainda, todas as regiões do país. Dos 90 escolhidos, 29 são do Sudeste, 24 do Nordeste, 16 do Centro-Oeste, 11 do Sul e 10 da região Norte. O Edital destinará R$793 mil para viabilizar a ida e permanência, na Argentina, dos empreendedores culturais, bem como o retorno ao Brasil.

A chamada pública dá sequência à política de promoção internacional da cultura brasileira, estimulada pelo governo do presidente Lula. Com o evento, os Ministérios da Cultura brasileiro e argentino esperam levar adiante uma valiosa agenda bilateral que vincule os setores das indústrias culturais, que dinamize os intercâmbios comerciais, artísticos e intelectuais entre os dois países, e que promova a associação e complementação das cadeias de valor da economia da cultura.

Ao todo, o Ministério registrou 1244 inscrições. Dos critérios gerais para pontuação, foram consideradas a conexão da proposta ao evento; diversidade, representatividade, inclusão e criatividade; maturidade de negócios do empreendedor ou do empreendimento representado. O ministério tem até dia 26 de maio para realizar o pagamento aos selecionados no edital.

Veja o resultado final aqui.

Você precisa se cadastrar para participar