Conheça o Delibera

Bem-vindo a plataforma de debate do Conselho Nacional de Política Cultural

Saiba mais

Voltar à pautas

Cultura e cidadania

Prazo encerrado

A cidadania, por definição, trata-se da qualidade de cidadão – um estatuto atribuído (ou adquirido, em certos casos) por um indivíduo numa nação. Do mesmo estatuto social, a sociedade espera a reprodução de um papel apropriado – o papel de cidadão, que se distingue através do exercício de vários direitos e deveres.

Contudo, por motivos políticos e económicos, e apesar de ser possível adquirir o estatuto de cidadão, tal ação não é desprovida de quaisquer requisitos. Partindo do princípio que o país permite a aquisição do estatuto de cidadão por vias não excecionais, estes requisitos existem frequentemente sob forma de provas linguísticas e culturais mais, naturalmente, a ausência de um registo criminoso do pretendente ao estatuto, entre outros elementos.

Dito em poucas palavras: a cidadania é uma forma de controlo social, exercido pelo estado da nação que visa a gestão e a contabilização da existência de todos os indivíduos que exercem quaisquer tipo de interações na sociedade. Através deste tipo de controlo é possível ao estado, ou melhor, aos seus governantes, saber quem sai e quem entra no país, bem como controlar os movimentos migratórios com as políticas apropriadas. Contudo, existe um problema no exercício deste tipo de controlo social, e esse parte da cultura.

Esta, como já referi, é um fator chave nas provas de aquisição do estatuto de cidadão porque permite averiguar o potencial de integração na sociedade do indivíduo que se submete às mesmas. Ora, quando a cultura de um país já é de tal forma complexa, que compreende um vastíssimo número de subculturas, torna-se difícil a restrição da mesma a uma única sub-cultura para efeitos de identificação do país.

Aqui, mais concretamente, o problema é o seguinte: como aplicar um controle rigoroso à atribuição de cidadania aos imigrantes quando a cultura do país já é tão complexa que abrange a cultura original dos mesmos? Esta problemática é abordada no artigo de Toby Miller (2011) quando o mesmo faz uma referência a um problema semelhante nos Estados Unidos da América.

Resolução da Pauta

Deixe um comentário

*

Para participar, você precisa fazer o login ou registrar-se no site.