- Conselho Nacional de Política Cultural - http://cnpc.cultura.gov.br -

Postado por Coordenação CNPC em 13 de novembro de 2023 @ 15:30 na Sem categoria | Sem Interações


Pauta impressa de Conselho Nacional de Política Cultural: http://cnpc.cultura.gov.br

URL da pauta: http://cnpc.cultura.gov.br/2023/11/13/9195/

URLs na pauta:

[1] http://III%20Conferência%20Nacional%20de%20Cultura: http://III%20Conferência%20Nacional%20de%20Cultura

MICBR 2023 começa no dia 8/11, em Belém. Confira a programação

Postado por Coordenação CNPC em 10 de novembro de 2023 @ 10:06 na Notícia | Sem Interações

O evento, organizado pelo MinC e OEI e apresentado pela Vale e Instituto Cultural Vale, é gratuito e aberto ao público

A terceira edição do Mercado das Indústrias Criativas do Brasil (MICBR) 2023 vai ocupar, de 8 a 12 de novembro, o Hangar Centro de Convenções, em Belém (PA), com vasta programação voltada aos diversos setores das indústrias criativas e muitas opções gratuitas para o público visitante. Pela primeira vez, será realizado na Amazônia, tendo a Argentina como país convidado de honra. O evento é uma realização do Ministério da Cultura (MinC), Organização de Estados Ibero-americanos (OEI), com patrocínio master da Vale e do Instituto Cultural Vale.

“O Mercado é parte central da política pública do Ministério da Cultura e do Governo Federal voltada à promoção de negócios para os setores criativos e à geração de emprego e renda por meio da economia criativa”, afirma a ministra da Cultura, Margareth Menezes, que participa do MICBR.

O objetivo é fomentar e impulsionar o crescimento dos setores criativos, facilitar a circulação de bens e serviços culturais, estimular a internacionalização da produção cultural nacional e promover a profissionalização dos agentes culturais brasileiros. Além disso, o Mercado reúne empresas, criadores e empreendedores de 15 setores: Áreas Técnicas, Artesanato, Artes Visuais, Audiovisual & Animação, Circo, Dança, Design, Editorial, Gastronomia, Hip Hop, Jogos Eletrônicos, Música, Moda, Museus & Patrimônio e Teatro.

A vasta programação gratuita e aberta ao público, inclui rodadas de negócios, atividades de networking, showcases, oficinas, painéis, atrações artísticas, exposições e feiras.

Rodadas de Negócios

Nos dias 9, 10 e 11 de novembro, sempre pela manhã, terão lugar as rodadas de negócios, que são reuniões pré-agendadas com duração de até 25 minutos, nas quais as empresas, empreendedores e profissionais terão a oportunidade de se encontrar e estabelecer conexões comerciais com importantes players do mercado nacional e internacional. Os objetivos principais das rodadas de negócios são criar oportunidades de networking e colaboração para impulsionar o crescimento dos negócios.

São aguardados, aproximadamente, 450 empreendedores que participarão das rodadas com perfis de compradores ou vendedores, realizando cerca de 2 mil reuniões de negócios ao longo dos três dias. A estimativa é que sejam gerados 20 milhões de dólares em negócios até o final de 2024, como desdobramento das rodadas de negócios do MICBR 2023. “Os participantes são brasileiros, argentinos, chilenos e personalidades do mercado cultural mundial que vêm conhecer a Amazônia brasileira com toda a pujança que ela tem pra mostrar”, ressalta o secretário de Economia Criativa e Fomento Cultural, Henilton Menezes.

As rodadas reunirão profissionais dos seguintes setores criativos: artesanato; audiovisual & animação; circo; dança; design; editorial; hip-hop; jogos eletrônicos; moda; museus & patrimônio; música; teatro; e um setor voltado às áreas técnicas afeitas à economia criativa.

Espetáculos musicais

Na abertura do MICBR, no dia 8/11, a partir das 19h, haverá um espetáculo inédito, criado especialmente para o evento. O grupo Suraras do Tapajós fará uma performance musical e, em seguida, sobem ao palco Manoel Cordeiro, Djuena Tikuna, Aíla, Gang do Eletro, Dj Méury, Victor Xamã, Patrícia Bastos e UAPI Amazônia Percussiva, que farão um resgate da música ancestral amazônica, do carimbó a guitarrada, conectado com o agora, do brega a arte contemporânea indígena. “Um mergulho na música que vem das bordas, do Pará ao Amazonas”, define a cantora e compositora, Aíla.

Já no dia 11 de novembro, o encerramento do Mercado será Nação Zumbi,  Vale Música Belém e La Bom Del Tiempo, músicos argentinos que se apresentam com os mestres Curica, Solano e Luê.

Todas as apresentações são gratuitas e abertas ao público.

Palestras Magnas

As palestras magnas, apresentadas pelo Instituto Cultural Vale e Vale,  trarão para o Palco Amazônia Futurista artistas, profissionais criativos e especialistas de renome no cenário nacional que debaterão temas da atualidade, com um olhar diverso e original.

No dia 09 de novembro, às 17h, o tema será “Diversidade e Inclusão na Economia Criativa Brasileira – Desafios e Avanços”, com Larissa Luz (cantora e apresentadora), Ketty Valencio (Livraria Africanidades), Adriana Barbosa (Feira Preta e @Pretahub), e Val Sawré (Associação de Mulheres Indígenas – Alto Tapajós). No dia 10/11, no mesmo horário, “Amazônias, Tecnologias e Juventude: O Futuro que Queremos”, com Hugo Barreto (Diretor-Presidente do Instituto Cultural Vale), Ad Junior (influenciador Digital), Graciela Guarani (produtora cultural), Daniel Munduruku (escritor indígena), e Sérgio de Carvalho (cineasta, diretor de Noites Alienígenas). E, encerrando o espaço, no dia 11/11, o tema será “Voz da Mudança: Música Parcialmente Brasileira x Música Popular Brasileira. O que é MPB?”, com James Martins (jornalista, poeta, especialista em música), Felipe Cordeiro (artista musical) e Djuena Tikuna (cantora, jornalista e ativista), e Jonathan Ferr (artista musical).

A apresentação será realizada pela multiempresária nas áreas de Moda e Comunicação, Ana Paula Xongani. Todas as palestras são abertas ao público, terão duração de uma hora, com participação garantida por ordem de chegada e sujeita a lotação.

Painéis e Oficinas

A extensa programação do MICBR ainda reúne 89 painéis e oficinas, apresentados pela Vale e pelo Instituto Cultural Vale,  que acontecerão no Hangar, nos dias 9, 10 e 11 de novembro, sempre a partir de 10h, com entrada gratuita, por ordem de chegada e sem necessidade de inscrição prévia.

As atividades formativas tratam dos mais diversos temas relacionados à economia criativa, como cultura alimentar, games, festivais, produção audiovisual, cota de tela, direito autoral, produção e gestão cultural, indicadores, música, dança, produção de pessoas com deficiência, entre outros. A programação conta com atividades específicas para todos os 15 setores contemplados no MICBR, além de outras que abordam a realidade da economia criativa brasileira em mesas intersetoriais.

 Na área do Design, por exemplo, haverá o painel “Design, Identidade, Pertencimento”, com os palestrantes Fran Farias, artista visual; Nilma Arraes, artesã e designer; Berna Magalhães, fundador da Libra Branding e Sâmia Batista, pesquisadora, designer e uma das idealizadoras do projeto que abraça a arte dos Abridores de Letras, do Pará.

Intitulado “Letras que Flutuam”, o projeto iniciou com pesquisa e produção de um documentário e uma publicação, e vem desenvolvendo formas de beneficiar financeiramente os detentores desse conhecimento, os abridores de letras da Amazônia. “Com a circulação do livro, percebemos que muitas oportunidades se abriram, e hoje mais organizações interessadas em conhecer e disseminar esse saber tem entrado em contato conosco. Então, temos travado parcerias para gerar renda aos artistas, para que eles sejam os beneficiários prioritários dessa circulação do projeto”, explica a palestrante Sâmia Batista, designer e professora de Belém.

Ainda de acordo com Sâmia, o MICBR vai promover encontros entre pessoas de todo o Brasil, que poderão articular parcerias e desenvolver projetos conjuntos, favorecendo a circulação de pessoas e produtos.  “Acredito que essa edição em Belém será um divisor de águas para projetar a importância cultural da nossa região, e a nossa comunidade criativa com certeza vai ganhar muito com os contatos e oportunidades que o evento irá promover”, reforça.

Toda a programação dos painéis e oficinas pode ser acessada no site do MICBR 2023. [2]

Mentorias

A programação do MICBR oferecerá aos profissionais criativos a oportunidade de melhorar seus negócios, por meio de atendimento personalizado com mentores. Serão empresários vinculados ao Sebrae e consultores especialistas nos setores que oferecerão dicas e informações visando ao desenvolvimento profissional e ao aprimoramento de habilidades empreendedoras úteis para os setores culturais e criativos, com o intuito de alavancar os resultados da empresa.

As mentorias oferecidas pelo Sebrae estão disponíveis para agendamento por meio da plataforma Oraculli [3]. No caso das demais, as inscrições podem ser feitas neste link [4]. O resultado dos selecionados pelos mentores será divulgado na terça-feira, 7.

Cozinha show e feira

A gastronomia, os sabores e os ingredientes da região Norte terão lugar na cozinha show montada no Hangar. O público terá a oportunidade de conhecer a culinária paraense e aprender a cozinhar pratos típicos diversos, em dois horários diferentes nos dias 9, 10 e 11 de novembro.

Além disso, entre os dias 9 e 11 de novembro, o público poderá prestigiar as Feiras de Economia Criativa e Gastronomia, o Espaço Imersivo e a Galeria com obras de artistas visuais da Amazônia.

Showcases

Os showcases – ou apresentações artísticas curtas, com fins comerciais – são realizados com a finalidade de impulsionar, de forma mais direta, a conclusão de negócios concretos, e se traduzem em apresentações artísticas de curta duração, com o intuito de demonstrar, a possíveis compradores, o potencial comercial e artístico de vendedores de segmentos específicos.

Ao longo dos três dias da programação no Hangar, serão realizados seis showcases de Música, seis de Moda (desfile), seis de Hip Hop, dois de teatro, dois de dança e dois de circo. Para cada setor, foi selecionado um representante de cada região do País e mais um de Belém.

No dia 9/11 de novembro os showcases iniciam às 14h, com “Sodade”, da Panorando Cia E Produções Artísticas (AM) e em seguida As Themonias (Belém), no Palco Amazônia Futurista. A partir das 18h30, estará no palco Mairi, o Hip Hop, com Shaira Mana Josy (Belém), Vandal (BA), Cida Aripória (AM), Brô MCs (MS) e Bart (RS).

No dia 10/11, também a partir das 14h, tem circo no Palco Amazônia Futurista com O Vazio É Cheio De Coisa, Da Cia Nós No Bambu (DF)” Prot(Agô)Nistas Movimento Negro No Picadeiro (SP)”, todos no Palco Amazônia Futurista. No palco Mairi tem música, a partir das 18h30, Ianaê Régia (PR), Uana (PE), Matu Miranda (MS), Rawi (PA), Jonathan Ferr (RJ) – Palco Mairi e fecha com Orquestra Aerofônica (Belém).

No dia 11/11, é dia de teatro, a partir das 16h, Mestre Calú com seu Teatro de Bonecos Popular do Nordeste e trecho da peça Ramal 340, da Companhia Errática, do Rio Grande do Sul, no Palco Mairi.

Youtube e Google Play

A temática sobre economia criativa digital fica por conta do YouTube, apresentando o impacto econômico, social e cultural da plataforma no país. Apenas em 2022, o YouTube ajudou a gerar mais de 140 mil empregos e colaborou com R$4,55 bi para o PIB brasileiro. Executivos da plataforma, a multiartista Jaloo, a empreendedora e criadora Rafa Xavier e o criador Lito, do canal Aviões e Músicas, vão falar sobre a importância do YouTube na geração de negócios, empreendedorismo e empoderamento de pessoas, além de dar dicas e dividir melhores práticas na plataforma.

“Queremos mostrar que os criadores do YouTube não têm apenas um canal na plataforma, eles têm negócios que impactam suas vidas e a daqueles que, em contato com seus conteúdos, se sentiram inspirados e incentivados a empreender”, Manu Villela, diretora de ecossistema de criadores do YouTube.

Outra frente de negócio da empresa, o Google Play, contará com painéis que abordarão o desenvolvimento de games como negócio e cultura, com dicas valiosas para quem está iniciando a jornada de criações autorais. A empresa também aproveitará o evento para anunciar, em primeira mão, no dia 10/11, às 12h30, os 10 estúdios independentes da América Latina selecionados para a segunda edição do Indie Games Fund. Cada um dos contemplados receberá apoio técnico, treinamento e acompanhamento, além da verba de até US$ 200 mil dólares (cerca de R$ 1 milhão) para investir em suas criações.

“O Google Play quer fomentar o mercado de games em toda a América Latina. A região é muito promissora e já possui criações relevantes mundialmente. O objetivo do Indie Games Fund, e dos painéis que estamos trazendo para o evento, é dar visão de negócios para os estúdios que começam com muita vontade e paixão por games, porém pouco conhecimento de como essa indústria funciona para que tenham um desenvolvimento sustentável”, afirma Daniel Trócoli, Head de Parcerias para Games, Google Play na América Latina.

Realização

O MICBR é uma realização do MinC e OEI e conta com o patrocínio master da Vale e do Instituto Cultural Vale. Também apoiam a iniciativa o Sebrae, o YouTube, a Caixa Econômica Federal (CEF) e o Banco da Amazônia (BASA). A programação das palestras e oficinas é apresentada pela Vale e Instituto Cultural Vale, com apoio do British Council. A Apex-Brasil é parceira nas rodadas de negócios e atividades de formação de redes.

O Mercado das Indústrias Criativas é realizado, ainda, com apoio do Governo do Estado do Pará, por meio das Secretarias de Cultura e Turismo, e pela Prefeitura de Belém, por meio da Fundação Cultural de Belém e da Companhia de Desenvolvimento da Região Metropolitana.

Conceito

O projeto artístico é assinado pelas artistas paraenses Aíla e Roberta Carvalho e também pelo paulistano Warley Alves. Eles contam que o conceito é celebrar a diversidade tendo como ponto de partida a cidade de Belém – uma metrópole no meio da floresta amazônica, com a capacidade de absorver tradições e transformar em futuro com entusiasmo.

“A maior inspiração para conceituar o MICBR foi poder falar da Amazônia em primeira pessoa, desde o projeto arquitetônico até a programação artística, que abrange regiões de todo o país, porém com grande presença amazônica. Esse é o Brasil, diverso e inventivo”, conta Aíla. Ainda de acordo com ela, Belém e a Amazônia vivem um momento ímpar na história da descentralização cultural do Brasil. “É incrível poder ver a América Latina circulando pelo Pará e entender que existem outros centros de trocas, além do eixo sudeste”, diz.

Já para Roberta Carvalho, é de extrema relevância que um evento brasileiro sobre indústria criativa aconteça em um território que historicamente sempre esteve à margem dos holofotes e palcos do Brasil. “Não há arte brasileira sem uma percepção Amazônica. A forma como a arte brasileira é produzida reflete a vivência da floresta, da cidade e dos rios. Tudo isso estará bem representado no MICBR” conta.

Ineditismo

Desde os tempos antigos, quando chamada de Mairi pelos povos originários, a região de Belém foi marcada por uma propensão à conexão e à troca cultural. Essa característica, enraizada como resultado da confluência dos rios Amazônicos, moldou a identidade da cidade ao longo da história, resultando em um ambiente de inovação e intercâmbio. O MICBR 2023 aporta neste território, representando um marco para Belém.

Além disso, a produção no Norte do país também pretende valorizar as potencialidades da região e dar maior projeção à diversidade cultural dos povos amazônicos, incentivando a descentralização de investimentos e ações culturais. A capital paraense vai sediar, em 2025, a COP-30 – 30ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas.

Belém é uma cidade que se adapta e cria suas próprias tecnologias, possui uma peculiar sabedoria das esquinas, da vida, do viver, se colocando frente à tecnologia avassaladora do processo de globalização. Ao mesmo tempo que as batidas musicais do tecnobrega são aceleradas como as luzes das aparelhagens, o calor e a chuva trazem a lentidão da natureza, um nos desacelera, a outra amansa a vida, em um equilíbrio de coexistência.

Economia Criativa

Mais do que uma força impulsionadora do crescimento econômico, a economia das indústrias criativas desempenha um papel fundamental na promoção da cultura e na formação de mão de obra qualificada. À medida que esses setores continuam a crescer e inovar, o Brasil se beneficia economicamente, culturalmente e socialmente. Há tempos a cultura vem se projetando como um dos segmentos mais dinâmicos da economia mundial, desvencilhando-se da imagem de mera fonte de bem-estar social e mostrando-se como elemento essencial do desenvolvimento econômico das nações.

A economia criativa é mais robusta do que indústrias tradicionais como a têxtil e a de eletroeletrônicos, gerando emprego e renda, com remuneração superior à média do mercado de trabalho brasileiro. No Brasil, ela é responsável por 3,11% do PIB e emprega cerca de 7,5 milhões de pessoas nas mais de 130 mil empresas formalizadas.

Em suas duas primeiras edições, realizadas em 2018 e 2021, o MICBR alcançou resultados expressivos. Em 2018, em edição presencial, o evento gerou o equivalente a R$5,5 milhões de dólares durante as rodadas de negócios, com a perspectiva de geração de outros R$55 milhões nos 12 meses seguintes.

Serviço

3ª Mercado de Indústrias Criativas do Brasil (MICBR)

Quando: 08 a 12 de novembro de 2023

Local: Hangar Convenções & Feiras da Amazônia

Av. Dr. Freitas, s/n – Marco – Belém (PA)

Entrada gratuita e aberto ao público.

Outras informações e programação: gov.br/micbr [5]

Instagram: @micbr [6]

Credenciamento de imprensa: http://bit.ly/imprensamicbr [7]

Assessoria de Imprensa | Ministério da Cultura

Sheila de Oliveira

(31) 99246-2687

[email protected] [8]

 


PROGRAMAÇÃO GERAL 

Aberta ao público

Gratuita

Sujeita à lotação e alteração

 

 8 de novembro. – abertura

17h Abertura Hangar – Credenciamento

19h00 Cerimônia e Show de Abertura MICBR

– Show Suraras do Tapajós

– Show “Amazônias”, com Manoel Cordeiro, Djuena Tikuna, Aíla, Gang do Eletro, Dj Méury, Victor Xamã, Patrícia Bastos e UAPI Amazônia Percussiva

22h00 Encerramento do dia MICBR Hangar

9 de novembro

09h00 – 12h30 Rodadas de Negócios

10h00 – 12h30 Capacitações (Paineis e Oficinas)

10h30 – 12h00 Cozinha Show

12h30 – 14h00 Almoço

14h00 – 17h00 Capacitações (Paineis e Oficinas)

14h00 – 17h00 Conversa com Players

14h00 – 17h00 Capacitações (Mentorias – com inscrição prévia)

14h00 – 14h20 “Showcase – Dança – SODADE

PANORANDO CIA E PRODUÇÕES ARTÍSTICAS (AM)”

14h40 – 15h00 Showcase  – Dança AS THEMONIAS (Belém)

15h00 – 16h00 Cozinha Show

16h00 – 17h00 Moda – Desfile

17h00 – 18h00 Palestra Magna

18h15 – 18h30 DJ Set – DJ Morcegão

18h30 – 18h50 Showcase – Hip Hop – Shaira Mana Josy (Belém)

18h50 – 19h05 DJ Set – DJ Morcegão

19h05 – 19h25 Showcase – Hip Hop – Vandal (BA)

19h25 – 19h40 DJ Set – DJ Morcegão

19h40 – 20h00 Showcase – Hip Hop – Cida Aripória (AM)

20h00 – 20h15 DJ Set – DJ Morcegão

20h15 – 20h35 Showcase – Hip Hop – Brô MCs (MS)

20h35 – 20h50 DJ Set – DJ Morcegão

20h50 – 21h10 Showcase – Hip Hop – Alliblack (SP)

21h10 – 21h25 DJ Set – DJ Morcegão

21h25 – 21h45 Showcase – Hip Hop – Bart (RS)

21h45 – 22h00 DJ Set – DJ Morcegão

22h00 Encerramento do dia MICBR

 

10 de novembro

09h00 – 19h00 Abertura para o público    Hangar

Feira de Economia Criativa Pavilhão A (Principal)

Feira Gastronômica Pavilhão A (Principal)

Espaço Imersivo     Pavilhão A (Principal)

Galeria – Corredor lateral

 

09h00 – 12h30 Rodadas de Negócios (inscrição prévia)   Espaço Rodadas de Negócios – Pavilhão A (Principal)

10h00 – 12h30 Capacitações (Paineis e Oficinas)  Salas Multiuso

10h30 – 12h00 Cozinha Show Espaço Cozinha-Show Pavilhão B

11h – Lançamento oficial do Programa Rede das Artes de Difusão Nacional, da Funarte, para as artes visuais, circo, dança, música e teatro – Palco Mairi

12h30 – Cerimônia de Anúncio dos 10 Estúdios Selecionados para o Google Indie Games Fund 2023

12h30 – 14h00 Almoço – Praça de Alimentação e Espaço Gastronômico

14h00 – 17h00 Capacitações (Paineis e Oficinas) – Salas Multiuso

14h00 – 17h00 Conversa com Players – Salas Multiuso

14h00 – 17h00 Capacitações (Mentorias – com inscrição prévia) – Espaço Rodadas de Negócios – Pavilhão A (Principal)

14h05 – 14h25 “Showcase – Circo – O VAZIO É CHEIO DE COISA

CIA NÓS NO BAMBU (DF)” – Palco Amazônia Futurista

14h40 – 15h00 “Showcase – Circo – PROT(AGÔ)NISTAS

MOVIMENTO NEGRO NO PICADEIRO (SP)”  Palco Principal

15h00 – 16h00 Cozinha Show Espaço Cozinha-Show Pavilhão B

17h00 – 18h00 Palestra Magna – Palco Amazônia Futurista

18h30 – 22h Batalha de MCs – Palco Amazônia Futurista

18h15 – 18h30 DJ Set – Nat Esquema Palco Mairi

18h30 – 18h50 Showcase – Música – Ianaê Régia (PR) – Palco Mairi

18h50 – 19h05 DJ Set – Nat Esquema Palco Mairi

19h05 – 19h25 Showcase – Música – UANA (PE)  – Palco Mairi

19h25 – 19h40 DJ Set – Nat Esquema – Palco Mairi

19h40 – 20h00 Showcase – Música – Matu Miranda (MS) – Palco Mairi

20h00 – 20h15 DJ Set – Nat Esquema Palco Mairi

20h15 – 20h35 Showcase – Música – RAWI (PA) – Palco Mairi

20h35 – 20h50 DJ Set – Nat Esquema – Palco Mairi

20h50 – 21h10 Showcase – Música – Jonathan Ferr (RJ) – Palco Mairi

21h10 – 21h25 DJ Set – Nat Esquema Palco Mairi

21h25 – 21h45 Showcase – Música – Orquestra Aerofônica (Belém) – Palco Mairi

21h45 – 22h00 DJ Set – Nat Esquema – Palco Mairi

22h00 Encerramento do dia MICBR Hangar

Dia 11 de novembro

09h00 – 19h00 Abertura para o público – Hangar

Feira de Economia Criativa – Pavilhão A (Principal)

Feira Gastronômica – Lounge

Espaço Imersivo – Pavilhão A (Principal)

Galeria – Corredor lateral

09h00 – 12h30 Rodadas de Negócios (inscrição prévia) – Espaço Rodadas de Negócios – Pavilhão A (Principal)

10h00 – 12h30 Capacitações (Paineis e Oficinas) – Salas Multiuso

10h30 – 12h00 Cozinha Show Espaço Cozinha – Show Pavilhão B

12h30 – Lançamento do livro “Criatividade e Emancipação nas Comunidades-Rede: Contribuições para uma Economia Criativa Brasileira”

12h30 – 14h00 Almoço – Praça de Alimentação e Espaço Gastronômico

14h00 – 17h00 Capacitações (Paineis e Oficinas)  Salas Multiuso

14h00 – 17h00 Conversa com Players        Salas Multiuso

14h00 – 17h00 Capacitações (Mentorias – com inscrição prévia) – Espaço Rodadas de Negócios – Pavilhão A (Principal)

14h30 – 15h30 Cozinha Show Espaço Cozinha-Show Pavilhão B

16h00 – 16h20 “Showcase – Teatro – MESTRE CALÚ

TEATRO DE BONECOS POPULAR DO NORDESTE (PE)” – Palco Mairi

16h40 – 17h00 “Showcase 2 – Teatro – RAMAL 340

CIA ERRÁTICA (RS)” – Palco Mairi

17h00 – 18h00 Palestra Magna – Palco Amazônia Futurista

19h00 – 21h00 Show de Encerramento MICBR  – Palco Amazônia Futurista

Dia 12 – Centro Histórico de Belém

No domingo, 12/11, a programação do MICBR se desloca do Hangar Centro de Convenções e avança em direção ao coração de Belém, chegando aos três bairros históricos da cidade, onde uma série de atividades estão previstas pelo Circular Campina Cidade Velha. O projeto realiza, junto com o MICBR, uma edição extra neste dia, reunindo mais de 30 espaços criativos, que estarão de portas abertas para receber o público da cidade e seus visitantes.

 

08h    – Projeto Circular Campina Cidade Velha – edição MICBR

Programação em espaços criativos dos bairros históricos de Belém

Campina, Reduto e Cidade Velha

Show artistas locais – Praça do Carmo – Cidade Velha

18h00 Show artistas locais

20h00 Encerramento

 

Cultura, Artes, História e Esportes


Pauta impressa de Conselho Nacional de Política Cultural: http://cnpc.cultura.gov.br

URL da pauta: http://cnpc.cultura.gov.br/2023/11/10/micbr-2023-comeca-no-dia-811-em-belem-confira-a-programacao/

URLs na pauta:

[1] http://III%20Conferência%20Nacional%20de%20Cultura: http://III%20Conferência%20Nacional%20de%20Cultura

[2] site do MICBR 2023.: https://www.gov.br/cultura/pt-br/assuntos/noticias/micbr-2023-comeca-no-dia-8-11-em-belem-confira-a-programacao/ProgramacaoGeralMICBR2023_4nov_v32.pdf

[3] Oraculli: https://oraculli.ms.sebrae.com.br/

[4] neste link: https://forms.gle/JitPLqnwSEkh7V8A7

[5] gov.br/micbr: http://gov.br/micbr

[6] @micbr: https://www.instagram.com/micbr/

[7] http://bit.ly/imprensamicbr: http://bit.ly/imprensamicbr

[8] [email protected]: mailto:[email protected]

[9] MICBR: https://www.gov.br/cultura/pt-br/@@search?SearchableText=MICBR

[10] Mercado das Indústrias Criativas: https://www.gov.br/cultura/pt-br/@@search?SearchableText=Mercado%20das%20Ind%C3%BAstrias%20Criativas

MinC realiza encontro de gestores regionais de cultura de todo país

Postado por Coordenação CNPC em 1 de novembro de 2023 @ 09:39 na Notícia | Sem Interações

Objetivo do evento é alinhar as políticas culturais do Governo Federal com as ações dos municípios

O Ministério da Cultura (MinC) realizou o Encontro Nacional de Gestores Municipais de Cultura, em Brasília. O evento reuniu representantes culturais de todo o país para discutir políticas públicas e mecanismos de fomento ao setor. Do MinC, participaram o secretário-executivo, Márcio Tavares; Maria Marighella (presidente da Fundação Nacional de Artes – Funarte); Leonardo Lessa (diretor-executivo da Funarte); Leandro Grass (presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – Iphan); Fabiano Piúba (secretário de Formação de Livro, Leitura); a secretária dos Comitês de Cultura, Roberta Martins; o diretor do Sistema Nacional de Cultura, Júnior Afro; da Política Nacional Cultura Viva, João Pontes; e os coordenadores-gerais dos Comitês de Cultura, Xauí Peixoto, Binho Perinotto, Micaela Costa e Lais Valente.

O objetivo do encontro, de acordo com Xauí, foi “alinhar as políticas culturais do Governo Federal com as ações dos municípios”. “O encontro foi uma oportunidade importante para que os gestores culturais pudessem compartilhar experiências e construir parcerias para o desenvolvimento da cultura no Brasil”, afirmou. O coordenador também contou que os representantes tiveram oportunidade de conhecer o MinC, seus setores e, por fim, participar de um breve encontro com a chefe da Cultura, Margareth Menezes.

O plano de mobilização e execução da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB), de execução da Lei Paulo Gustavo (LPG), o Sistema de Patrimônio, Sistemas de Dados e Informações e ações da Funarte foram algumas das pautas do encontro. Assim como o Sistema Nacional de Cultura (SNC), que é um conjunto de políticas, ações e instrumentos que visam promover o desenvolvimento cultural no Brasil.

Os gestores discutiram, ainda, o processo de marco legal do SNC, aprovado no Congresso Nacional, e debateram sobre a importância do Sistema para a integração das políticas culturais em todo o país.

O encontro, realizado na sede do Iphan, em Brasília, também tratou do Sistema de Patrimônio e de Dados e Informações. O primeiro é um conjunto de políticas e ações que visa proteger e preservar o patrimônio cultural brasileiro. O segundo, trata de ferramentas que visam coletar, organizar e analisar dados sobre a cultura brasileira para elaboração de políticas públicas.

Rede

A criação da Rede Nacional de Gestores Municipais de Cultura visa colaborar na definição de políticas públicas que orientem ações dos governos, promovam a descentralização de recursos e capacitem os entes municipais para a gestão cultural eficiente.

A Rede foi fundada em agosto de 2023, durante o I Encontro Nacional de Gestores da Cultura, em Vitória, Espírito Santo. O objetivo da iniciativa é promover a integração entre os gestores culturais do país, a fim de fortalecer o setor em todo o Brasil.

Hoje, 15 estados brasileiros contam com Fóruns de Cultura e Redes de Gestores Municipais.



Pauta impressa de Conselho Nacional de Política Cultural: http://cnpc.cultura.gov.br

URL da pauta: http://cnpc.cultura.gov.br/2023/11/01/minc-realiza-encontro-de-gestores-regionais-de-cultura-de-todo-pais/

URLs na pauta:

[1] http://III%20Conferência%20Nacional%20de%20Cultura: http://III%20Conferência%20Nacional%20de%20Cultura

[2] site do MICBR 2023.: https://www.gov.br/cultura/pt-br/assuntos/noticias/micbr-2023-comeca-no-dia-8-11-em-belem-confira-a-programacao/ProgramacaoGeralMICBR2023_4nov_v32.pdf

[3] Oraculli: https://oraculli.ms.sebrae.com.br/

[4] neste link: https://forms.gle/JitPLqnwSEkh7V8A7

[5] gov.br/micbr: http://gov.br/micbr

[6] @micbr: https://www.instagram.com/micbr/

[7] http://bit.ly/imprensamicbr: http://bit.ly/imprensamicbr

[8] [email protected]: mailto:[email protected]

[9] MICBR: https://www.gov.br/cultura/pt-br/@@search?SearchableText=MICBR

[10] Mercado das Indústrias Criativas: https://www.gov.br/cultura/pt-br/@@search?SearchableText=Mercado%20das%20Ind%C3%BAstrias%20Criativas

Eixo 4 da Conferência Nacional de Cultura vai debater a diversidade

Postado por Coordenação CNPC em 1 de novembro de 2023 @ 09:33 na Notícia | Sem Interações

Objetivo é fortalecer e criar mecanismos que garantam a proteção e a promoção da diversidade das expressões artísticas e culturais e a garantia de direitos.

Diversidade Cultural e Transversalidade de Gênero, Raça e Acessibilidade será o tema do Eixo 4, que será debatido durante a 4ª Conferência Nacional de Cultura: Democracia e Direito à Cultura (CNC). A etapa nacional do evento será realizada em Brasília, entre os dias 4 e 8 de março de 2024, promovido pelo Ministério da Cultura (MinC) e o Conselho Nacional de Política Cultural (CNPC), com apoio da Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (Flacso Brasil) e da Organização dos Estados Ibero-Americanos (OEI).

De acordo com o texto base do quarto eixo, o tema a ser debatido “tem por objetivo fortalecer e criar mecanismos que garantam a proteção e a promoção da diversidade das expressões artísticas e culturais e a garantia de direitos, reconhecendo e valorizando as identidades e os territórios culturais brasileiros e a construção da acessibilidade na política cultural”.  Para isso, é urgente compreender a importância de promover a diversidade e a garantia de direitos, respeitando a acessibilidade cultural e fazer o enfrentamento ao racismo, à LGBTfobia, ao genocídio da população negra, ao extermínio de povos indígenas, ao feminicídio, ao racismo religioso, aos estigmas contra comunidades ciganas, ao capacitismo e a todas as formas de discriminações.

A secretária de Cidadania e Diversidade Cultural, Márcia Rollemberg, destaca a importância estratégica do debate sobre a Diversidade Cultural e Transversalidade de Gênero, Raça e Acessibilidade. Segundo ela, apenas após uma ampla discussão com a sociedade civil, será possível a criação de mecanismos que garantam o reconhecimento da diversidade das expressões culturais, a valorização e promoção da identidade dos territórios culturais brasileiros. “Esse é um eixo de internalização de compromissos políticos constitucionais e, ao mesmo tempo, de maior compreensão do que somos como sociedade miscigenada e diversa”, destaca.

Para Márcia Rollemberg, é importante pensar que a diversidade vem a ser uma matriz da política pública. “A cultura talvez seja um campo onde haja a possibilidade de melhor compreensão sobre o que é essa diversidade e como podemos melhor conviver com a diversidade e como ela pode potencializar as relações humanas e as relações que acontecem entre as pessoas na sociedade”, finaliza a secretária.

Por sua vez, a chefe da Assessoria Participação Social e Diversidade do MinC, Mariana Braga, destaca que o Eixo 4 reconhece a diversidade cultural como uma riqueza do país, e que, ao mesmo tempo, compreende que é necessário criar mecanismos para garantir que a diversidade, as expressões artísticas e culturais, os direitos culturais dessas populações sejam reconhecidos, valorizados, protegidos e fomentados.

“Precisamos ouvir da sociedade civil quais são as estratégias para avançar. Esse é um desafio muito grande. É necessário fazer esse debate com participação social para que consigamos, coletivamente, avançar como estado e sociedade civil na promoção dos direitos culturais e na verdadeira democratização da cultura”, enfatiza.

Mariana Braga pontua ainda que as ações afirmativas são estratégias importantes que vão ajudar a promover a diversidade cultural. “Quando se promove a transversalidade de raça, de gênero, de acessibilidade, de cultural e de vários outros aspectos, estamos protegendo as próprias expressões culturais”, defende ela. “É necessário aprofundar em estratégias para conseguir, de fato, garantir que, mais do que celebre a nossa diversidade cultural, reconheçamos essa diversidade como a maior riqueza do país”, conclui.

Etapa Nacional

Com o tema Democracia e Direito à Cultura, a 4ª CNC visa estender a discussão com a sociedade a respeito do conceito de cultura como política, possibilitar a avaliação do Plano Nacional de Cultura (PNC), propor diretrizes para a criação de um novo PNC e definir orientações prioritárias para assegurar transversalidades nas políticas públicas. A Conferência busca ainda intensificar a adesão dos estados e municípios ao Sistema Nacional de Cultura (SNC), debater sobre a divisão de responsabilidades entre os entes federados e construir uma política sociocultural que fortaleça a democracia participativa.

Além da Diversidade Cultural e Transversalidades de Gênero, Raça e Acessibilidade na Política Cultural (Eixo 4), a Conferência vai englobar outros cinco eixos temáticos importantes para democratização e inclusão cultural, que são eles: Institucionalização, Marcos Legais e Sistema Nacional de Cultura (Eixo 1) Democratização do acesso à cultura e Participação Social (Eixo 2); Identidade, Patrimônio e Memória (Eixo 3); Economia Criativa, Trabalho, Renda e Sustentabilidade (Eixo 5);  Direito às Artes e Linguagens Digitais (Eixo 6).

A 4ª CNC tem apoio da Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais – Flacso Brasil e da Organização dos Estados Ibero-Americanos (OEI).

Histórico

A 1ª CNC foi realizada em 2006 e teve como tema “Estado e Sociedade Construindo Políticas Públicas de Cultura”. Quatro anos depois, a segunda edição abordou “Cultura, Diversidade, Cidadania e Desenvolvimento”. Na terceira, em 2013, o tópico foi “Uma Política de Estado para a Cultura: Desafios do Sistema Nacional de Cultura”.

Mais informações podem ser obtidas no site  [11]da 4ª CNC.



Pauta impressa de Conselho Nacional de Política Cultural: http://cnpc.cultura.gov.br

URL da pauta: http://cnpc.cultura.gov.br/2023/11/01/eixo-4-da-conferencia-nacional-de-cultura-vai-debater-a-diversidade/

URLs na pauta:

[1] http://III%20Conferência%20Nacional%20de%20Cultura: http://III%20Conferência%20Nacional%20de%20Cultura

[2] site do MICBR 2023.: https://www.gov.br/cultura/pt-br/assuntos/noticias/micbr-2023-comeca-no-dia-8-11-em-belem-confira-a-programacao/ProgramacaoGeralMICBR2023_4nov_v32.pdf

[3] Oraculli: https://oraculli.ms.sebrae.com.br/

[4] neste link: https://forms.gle/JitPLqnwSEkh7V8A7

[5] gov.br/micbr: http://gov.br/micbr

[6] @micbr: https://www.instagram.com/micbr/

[7] http://bit.ly/imprensamicbr: http://bit.ly/imprensamicbr

[8] [email protected]: mailto:[email protected]

[9] MICBR: https://www.gov.br/cultura/pt-br/@@search?SearchableText=MICBR

[10] Mercado das Indústrias Criativas: https://www.gov.br/cultura/pt-br/@@search?SearchableText=Mercado%20das%20Ind%C3%BAstrias%20Criativas

[11] site : https://www.gov.br/cultura/pt-br/assuntos/4a-conferencia-nacional-de-cultura-1/4cnc

[12] Eixo 4: https://www.gov.br/cultura/pt-br/@@search?SearchableText=Eixo%204

[13] Conferência Nacional de Cultura: https://www.gov.br/cultura/pt-br/@@search?SearchableText=Confer%C3%AAncia%20Nacional%20de%20Cultura

[14] 2024: https://www.gov.br/cultura/pt-br/@@search?SearchableText=2024

[15] março: https://www.gov.br/cultura/pt-br/@@search?SearchableText=mar%C3%A7o

[16] Márcia Rollemberg: https://www.gov.br/cultura/pt-br/@@search?SearchableText=M%C3%A1rcia%20Rollemberg

PNAB: estados, municípios e DF podem cadastrar planos de ação a partir desta terça (31)

Postado por Coordenação CNPC em 31 de outubro de 2023 @ 15:35 na Notícia | Sem Interações

Portaria publicada na segunda (30) traz regras, prazos e valores

á estão abertas as inscrições para a Política Nacional Aldir Blanc”. O anúncio é da ministra da Cultura Margareth Menezes. A partir desta terça-feira (31), estados, municípios, Distrito Federal e consórcios públicos intermunicipais podem cadastrar seus planos de ação para solicitar os recursos da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB). O prazo vai até 11 de dezembro de 2023 e as inscrições devem ser feitas pela plataforma Transferegov [17].

A maior iniciativa voltada ao setor cultural do Brasil irá repassar, até 2027, R$ 15 bilhões aos entes federativos. “São R$ 3 bilhões para todos os estados e municípios. A maior política cultural do Brasil chegou!”, disse o secretário-Executivo do Ministério da Cultura (MinC), Márcio Tavares. “Você que é gestor municipal, estadual e do Distrito Federal, estamos esperando você entrar na plataforma e aderir, completou a secretária dos Comitês de Cultura (SCC), Roberta Martins. “E se precisar temos canal de atendimento por e-mail, WhatsApp, telefone. Vamos juntos fazer com que esse dinheiro chegue ao Brasil inteiro”, destacou o diretor de Assistência Técnica a Estados, Distrito Federal e Municípios (Dast), Thiago Rocha Leandro.

Diretrizes

Publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta segunda (30), a portaria Nº 80, de 27 de outubro de 2023, traz os valores que serão repassados a estados, municípios e Distrito Federal. Também estabelece diretrizes complementares para solicitação e aplicação de recursos da Lei nº 14.399, de 8 de julho de 2022, que institui a Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura, incluindo regras e prazos.

O plano de ação deve conter os dados básicos e a lista de metas e ações relacionadas à execução dos valores. É necessário incluir ainda o órgão ou fundo de cultura responsável pela gestão dos recursos da PNAB.

Os municípios poderão optar por executar o montante por meio de consórcio público intermunicipal. Porém, cada um deles deverá cadastrar seu plano de ação individual, com a anuência dos prefeitos.

Os planos serão analisados pelo MinC, podendo ser aprovados ou colocados em complementação para que os entes federativos promovam eventuais adequações, observando, sob pena de reprovação, os prazos e condições divulgados pelo Ministério.

Os valores serão distribuídos, segundo os critérios estabelecidos pela Lei, com os seguintes percentuais:

  • No mínimo 10% dos recursos destinados aos Estados e ao Distrito Federal para a implementação da Política Nacional de Cultura Viva;
  • Até 20% dos recursos destinados aos Estados e ao Distrito Federal para implementação de CEUs da Cultura, modalidade do Programa Territórios da Cultura, no âmbito do Programa de Aceleração de Crescimento (PAC);
  • Para os municípios que receberem valores iguais ou superiores a R$ 360 mil, no mínimo 25% dos recursos para a implementação da Política Nacional de Cultura Viva (PNCV). A destinação de valores para a PNCV é optativa no caso dos demais municípios.

Distribuição

A portaria apresenta também listas com os recursos. Para os estados e Distrito Federal é obrigatória a aplicação de, no mínimo, 10% do total de recursos recebidos para a Política Nacional Cultura Viva (PNCV). Para os municípios que receberão valores superiores a R$ 360 mil, a contribuição obrigatória é de, no mínimo, 25% para a PNCV. Já entre os demais municípios, a destinação de valores para a Política Nacional Cultura Viva é optativa. Para saber mais, clique aqui [18].

Site

site da PNAB [19] reúne uma série de informações para assegurar que os entes federativos tenham acesso aos recursos. Traz calendário dos plantões tira-dúvidas, perguntas frequentes, materiais de orientação, contatos, legislação, acesso à plataforma Transferegov, valores para distribuição dos recursos para estados e DF e municípios, além de espaço para manifestações (informações, denúncias, elogios, reclamações, solicitações ou sugestões).

Clique aqui  [20]para acessar a portaria na íntegra.



Pauta impressa de Conselho Nacional de Política Cultural: http://cnpc.cultura.gov.br

URL da pauta: http://cnpc.cultura.gov.br/2023/10/31/pnab-estados-municipios-e-df-podem-cadastrar-planos-de-acao-a-partir-desta-terca-31/

URLs na pauta:

[1] http://III%20Conferência%20Nacional%20de%20Cultura: http://III%20Conferência%20Nacional%20de%20Cultura

[2] site do MICBR 2023.: https://www.gov.br/cultura/pt-br/assuntos/noticias/micbr-2023-comeca-no-dia-8-11-em-belem-confira-a-programacao/ProgramacaoGeralMICBR2023_4nov_v32.pdf

[3] Oraculli: https://oraculli.ms.sebrae.com.br/

[4] neste link: https://forms.gle/JitPLqnwSEkh7V8A7

[5] gov.br/micbr: http://gov.br/micbr

[6] @micbr: https://www.instagram.com/micbr/

[7] http://bit.ly/imprensamicbr: http://bit.ly/imprensamicbr

[8] [email protected]: mailto:[email protected]

[9] MICBR: https://www.gov.br/cultura/pt-br/@@search?SearchableText=MICBR

[10] Mercado das Indústrias Criativas: https://www.gov.br/cultura/pt-br/@@search?SearchableText=Mercado%20das%20Ind%C3%BAstrias%20Criativas

[11] site : https://www.gov.br/cultura/pt-br/assuntos/4a-conferencia-nacional-de-cultura-1/4cnc

[12] Eixo 4: https://www.gov.br/cultura/pt-br/@@search?SearchableText=Eixo%204

[13] Conferência Nacional de Cultura: https://www.gov.br/cultura/pt-br/@@search?SearchableText=Confer%C3%AAncia%20Nacional%20de%20Cultura

[14] 2024: https://www.gov.br/cultura/pt-br/@@search?SearchableText=2024

[15] março: https://www.gov.br/cultura/pt-br/@@search?SearchableText=mar%C3%A7o

[16] Márcia Rollemberg: https://www.gov.br/cultura/pt-br/@@search?SearchableText=M%C3%A1rcia%20Rollemberg

[17] Transferegov: https://portal.transferegov.sistema.gov.br/portal/home

[18] aqui: https://www.gov.br/cultura/pt-br/assuntos/pnab/valores-2

[19] site da PNAB: https://www.gov.br/cultura/pt-br/assuntos/pnab/pnab/

[20] aqui : https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-minc-n-80-de-27-de-outubro-de-2023-519652245

Com previsão de investimentos de R$ 5 milhões, Edital Rouanet Favelas é lançado em São Luís (MA)

Postado por Coordenação CNPC em 31 de outubro de 2023 @ 15:32 na Notícia | Sem Interações

Chamamento público é voltado a moradoras de favelas dos estados de Pará, Maranhão, Ceará, Bahia e Goiás

A ministra da Cultura, Margareth Menezes, assinou nesta terça-feira (24), em São Luís (MA), o Termo de Compromisso que cria o Programa Rouanet nas Favelas. O acordo, que prevê R$ 5 milhões em investimentos, foi celebrado entre a Central Única das Favelas (Cufa), a Vale e o Instituto Cultural Vale.

Serão beneficiadas pessoas moradoras de comunidades e favelas nos estados do Pará, Maranhão, Ceará, Bahia e Goiás. “Estamos empenhados em realizar políticas públicas que são pautadas pela descentralização de fomento, que sejam vetores de enriquecimento das comunidades e de todo o país. Para mim, é muito importante defender a cultura como ferramenta de emancipação e temos trabalhado para que essas políticas e ações cheguem em todas as pontas do Brasil”, anunciou a ministra Margareth.

A chefe da Cultura frisou que o governo não realiza sozinho. “Então é preciso que existam organizações da sociedade civil como a Cufa, as empresas, é juntos que vamos fazer essa transformação”.

A iniciativa é catalisadora de talentos e de oportunidades, reforçou a ministra. “Porque surgem nos espaços que mais precisam, mas também nos espaços que são verdadeiros mananciais de riquezas artísticas, de inventividade e criatividade”.

O diretor-presidente do Instituto Cultural Vale, Hugo Barreto, disse que o desenho do Programa foi um piloto, uma iniciativa construída em muito diálogo com a Cufa. “A identificação, inclusive com essas regionais da Cufa, no sentido de serem onde a gente está trazendo a proposta e também nessa visão de descentralização. Eu queria reforçar aqui, primeiro, que o Brasil é um país pioneiro nesse desenho das leis de incentivo não só à cultura, como na parte social. É muito moderno, porque é um artigo na Constituição que atribui a sociedade civil a possibilidade de transferir parte do seu imposto de renda a pagar para projetos da sociedade civil também que tenham sido avaliados pelos entes do governo”, explica.

Entre as responsabilidades da Vale e do Instituto Cultural Vale estão indicar representante para compor a comissão de acompanhamento da execução do edital e dos projetos selecionados; elaborar e firmar contratos no padrão do Instituto Cultural Vale com cada um dos proponentes e/ou projetos selecionados e realizar os aportes financeiros nos projetos culturais aprovados.

Segundo a presidente da Cufa, Kalyne Lima, a favela está em festa com a iniciativa. “Porque a gente entende que ao longo desses 26 anos de criação da Cufa no Brasil, a gente chega num momento muito importante, que é estar pautando essa política de forma horizontalizada, a gente entende que o diálogo é o caminho e que nós estamos agora irmanados na busca de trazer oportunidades para essas manifestações artísticas, culturais, tão importantes e tão decisivas para a sobrevivência do nosso povo”.

Caberá à Central articular ações junto às unidades estadouais, onde serão realizados os editais, para fazer a divulgação em cada território; indicar representantes estaduais e nacional para compor a comissão de acompanhamento da execução do edital e dos projetos selecionados. E ainda  acompanhar a execução dos projetos nos locais definidos.

O secretário de Economia Criativa e Fomento Cultural do MinC, Henilton Menezes, diz que esse é um movimento de fato pela primeira vez de desconcentração dos recursos da Lei Rouanet. “O decreto do presidente Lula, que regulamentou novamente a  Lei deixa claro isso, que foi uma ousadia do Ministério, de dar prioridade para as três regiões, Centro Oeste, Norte e Nordeste, que historicamente são as regiões que menos receberam recursos ao longo desses 32 anos”, comenta.

A escolha dos estados selecionados reforça uma determinação do presidente Luíz Inácio Lula da Silva, indicado pelo Decreto de Fomento (Decreto n.º 11.453/2023), que prevê a descentralização de investimentos para áreas e populações historicamente marginalizadas e negligenciadas do território nacional.

Agenda no Maranhão 

Na noite de segunda-feira (23), a ministra Margareth visitou, junto a uma comitiva do MinC, o maior quilombo urbano da América Latina, Quilombo da Liberdade, e falou sobre a importância da valorização das identidades e culturas populares e de nacionalizar o investimento em cultura.

Antes de retornar à Brasília, a ministra esteve na Exposição Maranhão: Terra Indígena no Centro Cultural Vale Maranhão – exposição que retrata, pela primeira vez, os povos indígenas habitantes do estado por meio de suas culturas materiais, cosmovisões, territórios e línguas.



Pauta impressa de Conselho Nacional de Política Cultural: http://cnpc.cultura.gov.br

URL da pauta: http://cnpc.cultura.gov.br/2023/10/31/com-previsao-de-investimentos-de-r-5-milhoes-edital-rouanet-favelas-e-lancado-em-sao-luis-ma/

URLs na pauta:

[1] http://III%20Conferência%20Nacional%20de%20Cultura: http://III%20Conferência%20Nacional%20de%20Cultura

[2] site do MICBR 2023.: https://www.gov.br/cultura/pt-br/assuntos/noticias/micbr-2023-comeca-no-dia-8-11-em-belem-confira-a-programacao/ProgramacaoGeralMICBR2023_4nov_v32.pdf

[3] Oraculli: https://oraculli.ms.sebrae.com.br/

[4] neste link: https://forms.gle/JitPLqnwSEkh7V8A7

[5] gov.br/micbr: http://gov.br/micbr

[6] @micbr: https://www.instagram.com/micbr/

[7] http://bit.ly/imprensamicbr: http://bit.ly/imprensamicbr

[8] [email protected]: mailto:[email protected]

[9] MICBR: https://www.gov.br/cultura/pt-br/@@search?SearchableText=MICBR

[10] Mercado das Indústrias Criativas: https://www.gov.br/cultura/pt-br/@@search?SearchableText=Mercado%20das%20Ind%C3%BAstrias%20Criativas

[11] site : https://www.gov.br/cultura/pt-br/assuntos/4a-conferencia-nacional-de-cultura-1/4cnc

[12] Eixo 4: https://www.gov.br/cultura/pt-br/@@search?SearchableText=Eixo%204

[13] Conferência Nacional de Cultura: https://www.gov.br/cultura/pt-br/@@search?SearchableText=Confer%C3%AAncia%20Nacional%20de%20Cultura

[14] 2024: https://www.gov.br/cultura/pt-br/@@search?SearchableText=2024

[15] março: https://www.gov.br/cultura/pt-br/@@search?SearchableText=mar%C3%A7o

[16] Márcia Rollemberg: https://www.gov.br/cultura/pt-br/@@search?SearchableText=M%C3%A1rcia%20Rollemberg

[17] Transferegov: https://portal.transferegov.sistema.gov.br/portal/home

[18] aqui: https://www.gov.br/cultura/pt-br/assuntos/pnab/valores-2

[19] site da PNAB: https://www.gov.br/cultura/pt-br/assuntos/pnab/pnab/

[20] aqui : https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-minc-n-80-de-27-de-outubro-de-2023-519652245

MEC e MinC realizam seminário voltado à capacitação dos trabalhadores da Cultura

Postado por Coordenação CNPC em 31 de outubro de 2023 @ 15:29 na Notícia | Sem Interações

Fomento cultural também impulsiona formação qualificada do setor, destaca secretário do MinC

A aproximação entre a cultura e os institutos de ensino é imprescindível”. Com essa bandeira, o secretário de Economia Criativa e Fomento Cultural do Ministério da Cultura (MinC), Henilton Menezes, participou do evento Diálogos da Educação Profissional e Tecnológica: Mundo do Trabalho em Cultura. Realizado pelo Ministério da Educação (MEC), em parceria com o MinC, o encontro reuniu representantes das pastas, em Brasília, na tarde desta quarta-feira (25).

O encontro segue nesta quinta (26) e sexta (27), com objetivo de preparar projetos a serem apresentados na Conferência Temática de Políticas para os Trabalhadores da Cultura, na Fundação Nacional de Artes (Funarte), em São Paulo, de 22 a 24 de janeiro de 2024.

“A arte existe porque a vida não basta”, afirmou Henilton ao citar o poeta maranhense Ferreira Gullar. O discurso do representante do MinC foi pautado pela expectativa do setor por recursos voltados aos estados do Norte do Brasil, na chamada Rouanet Norte. “Estamos criando subprogramas dentro da Lei Rouanet, que, na verdade, é o Programa Nacional de Apoio à Cultura. Eles são subprogramas voltados à descentralização de recursos. Precisamos de trabalhadores qualificados”, justificou, defendendo a aproximação e parceria entre MEC e MinC.

Diretora da Secretaria de Formação, Livro e Leitura (Sefli) do MinC, Naine Terena representou o secretário da Pasta, Fabiano Piúba, no evento. O secretário de Educação Profissional e Tecnológica do MEC, Getulio Marques Ferreira, defendeu que a união e a reconstrução do Brasil, diretriz do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, envolve a integração entre os ministérios da Educação e Cultura. “A Cultura traz uma forma diferente de ver o mundo. Precisamos mudar pela paz e a Secretaria de Educação Tecnológica pode contribuir com o país na área da cultura fazendo pontes para operar quando necessário”.

Também participaram da abertura do encontro Maria Leopoldina Veras, presidente do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif); e Maria Soraya Pereira Franco Adriano, presidente do Conselho Nacional de Dirigentes das Escolas Técnicas Vinculadas às Universidades Federais (Condetuf).

A programação segue até sexta-feira (27).

Serviço

Diálogos da Educação Profissional e Tecnológica: Mundo do Trabalho em Cultura

Quando: 25, 26 e 27 de outubro de 2023 (quarta, quinta e sexta-feira)

Horário: abertura, 25/10, das 14h às 15h; nos demais dias, das 9h às 18h

Local: Sede do MEC – Anexo bloco L

Transmissão: https://eduplay.rnp.br/dialogos-ept
Programação

26/10/2023 (quinta)

9h – 10h30min – Painel 2: Formação Profissional e Tecnológica para o Audiovisual

• Camila Lopes Moraes – Cineasta e jornalista
• Patrícia Barcelos – Diretora de Políticas e Regulação da Educação Profissional e Tecnológica (Setec/MEC)
• Mayara Fior (IFSP)
• Rodrigo Antônio (SAV – Diretoria de Formação e Inovação)

Mediação: Germano Teixeira Cruz (IFB)

10h30min – 12h – Painel 3: Gestão de Redes de Cinemas Públicos

• Alfredo Manevy (Professor – UFSC)
• Viviane Ferreira – Presidente da Spcine
• Álvaro Malaguti (RNP – Rede Nacional de Ensino e Pesquisa
• Daniela Fernandes – Diretora de Preservação e Difusão Audiovisual (SAV/MinC)

Mediação: Adriana Gomes (SAV/MinC)

14h – 16h – Painel 4: Implementação de Salas de Cinema e Adaptação de Auditórios

• Ana Louback Lopes (Universidade de Coimbra): on-line
• Mauri Palos (Revista do Exibidor)
• Rommel Neves – Diretor-Geral do IFMA Campus Tinon
• Cíntia Langie Araújo (Professora UFPel)

Mediação: Patrícia Barcelos (Setec/MEC)

16h – 18h – Painel 5: Programação e Formação de Público nas Salas de Cinema na Rede Federal de EPT

• Rafael Carvalho (Itaú Cultural)
• André Araújo (SAV)
• Duarte Dias (Ceará)
• Lyara Oliveira – Diretora de Inovação e Políticas no Audiovisual (Spcine)

Mediação: Fabio Maleronka – Consultor da Unesco

27/10/2023 (sexta)

9h – 11h – Painel 6: Desafios do Mundo do Trabalho em Cultura

• Ale Capone – Associação Nacional dos Produtores de Cultura
• Klebson Alberto Queiroz de Oliveira – Fórum das Áreas Técnicas
• Frederico Augusto Barbosa da Silva – Representante do IPEA

Mediação: Sandro Santos (Coordenador Geral de Políticas para os Trabalhadores da Cultura/Dtrac/Sefic/MinC)

11h – 12h30 – Painel 7: Verticalização da Oferta de Cursos do Eixo de Produção Cultural e Design

• Luiz Maurício Bentim da Rocha Menezes (IFTM – Uberaba – Coord. PPG em Educação Tecnológica)
• Luciano Simões UFRB
• Renata Silêncio (IFRJ – Nilópolis – Coord. Bacharelado em Produção Cultural)

Mediação: Sandra Grutzmacher (Setec)

14h – 16h – Painel 8: Extensão e Cultura nos IFs

• Samira Delgado – Pró-reitora de Extensão
• Ruth Sales Gama de Andrade (Coord. Extensão/Conif)
• Pedro Vasconcelos – Diretor de Articulação e Governança (Secretaria dos Comitês de Cultura – SCC/MinC)
• William Batista dos Santos – Pró-reitor – IFG
• Rafael Almada – Reitor do IFRJ

Mediação: Patrícia Barcelos (Setec/MEC)

16h – 18h – Painel 9: Formação em Cultura e o Mundo do Trabalho

• Tayná Menezes – Escola do Itaú Cultural
• Deryk Santana (Dtrac/Sefic/MinC)
• Patrícia Barcelos (Setec/MEC)
• Mary Land Brito – Secretária Extraordinária de Cultura do Rio Grande do Norte
• Fernando Mencarelli – Coordenador Nacional do Fórum de Gestão Cultural das Instituições Públicas de Ensino Superior Brasileiras (Forcult)

Mediação: Luciana Requião (Assessora Dtrac/Sefic/MinC)



Pauta impressa de Conselho Nacional de Política Cultural: http://cnpc.cultura.gov.br

URL da pauta: http://cnpc.cultura.gov.br/2023/10/31/mec-e-minc-realizam-seminario-voltado-a-capacitacao-dos-trabalhadores-da-cultura/

URLs na pauta:

[1] http://III%20Conferência%20Nacional%20de%20Cultura: http://III%20Conferência%20Nacional%20de%20Cultura

[2] site do MICBR 2023.: https://www.gov.br/cultura/pt-br/assuntos/noticias/micbr-2023-comeca-no-dia-8-11-em-belem-confira-a-programacao/ProgramacaoGeralMICBR2023_4nov_v32.pdf

[3] Oraculli: https://oraculli.ms.sebrae.com.br/

[4] neste link: https://forms.gle/JitPLqnwSEkh7V8A7

[5] gov.br/micbr: http://gov.br/micbr

[6] @micbr: https://www.instagram.com/micbr/

[7] http://bit.ly/imprensamicbr: http://bit.ly/imprensamicbr

[8] [email protected]: mailto:[email protected]

[9] MICBR: https://www.gov.br/cultura/pt-br/@@search?SearchableText=MICBR

[10] Mercado das Indústrias Criativas: https://www.gov.br/cultura/pt-br/@@search?SearchableText=Mercado%20das%20Ind%C3%BAstrias%20Criativas

[11] site : https://www.gov.br/cultura/pt-br/assuntos/4a-conferencia-nacional-de-cultura-1/4cnc

[12] Eixo 4: https://www.gov.br/cultura/pt-br/@@search?SearchableText=Eixo%204

[13] Conferência Nacional de Cultura: https://www.gov.br/cultura/pt-br/@@search?SearchableText=Confer%C3%AAncia%20Nacional%20de%20Cultura

[14] 2024: https://www.gov.br/cultura/pt-br/@@search?SearchableText=2024

[15] março: https://www.gov.br/cultura/pt-br/@@search?SearchableText=mar%C3%A7o

[16] Márcia Rollemberg: https://www.gov.br/cultura/pt-br/@@search?SearchableText=M%C3%A1rcia%20Rollemberg

[17] Transferegov: https://portal.transferegov.sistema.gov.br/portal/home

[18] aqui: https://www.gov.br/cultura/pt-br/assuntos/pnab/valores-2

[19] site da PNAB: https://www.gov.br/cultura/pt-br/assuntos/pnab/pnab/

[20] aqui : https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-minc-n-80-de-27-de-outubro-de-2023-519652245

[21] Diálogos da Educação Profissional e Tecnológica: Mundo do Trabalho em Cultura: https://www.gov.br/cultura/pt-br/@@search?SearchableText=Di%C3%A1logos%20da%20Educa%C3%A7%C3%A3o%20Profissional%20e%20Tecnol%C3%B3gica%3A%20Mundo%20do%20Trabalho%20em%20Cultura

[22] MEC: https://www.gov.br/cultura/pt-br/@@search?SearchableText=MEC

[23] MinC: https://www.gov.br/cultura/pt-br/@@search?SearchableText=MinC

[24] Ministério da Educação: https://www.gov.br/cultura/pt-br/@@search?SearchableText=Minist%C3%A9rio%20da%20Educa%C3%A7%C3%A3o

[25] Treinamento: https://www.gov.br/cultura/pt-br/@@search?SearchableText=Treinamento

MinC presente no lançamento da campanha Brasil sem Misoginia

Postado por Coordenação CNPC em 31 de outubro de 2023 @ 15:26 na Notícia | Sem Interações

Ministra participou do evento nesta quarta-feira (25)

Um chamado com o objetivo de mobilizar a sociedade brasileira para o combate ao ódio, à violência e todas as formas de discriminação contra as mulheres. A campanha Brasil sem Misoginia, do Ministério das Mulheres, teve lançamento nesta quarta-feira (25) no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília. O evento contou com a presença da ministra da Cultura, Margareth Menezes, da primeira-dama, Janja da Silva, titulares de outras pastas, governadores e autoridades.

“O Ministério da Cultura está alinhado com o Ministério das Mulheres nessa missão de fazer um Brasil mais justo, onde se reconheça mais o valor da criação feminina e da criação de espaços democráticos, combatendo a misoginia”, disse Margareth Menezes. E completou: “Precisamos ter esse direito de nos posicionarmos, o direito à memória, o respeito à nossa maneira de ser e à nossa voz. Necessitamos criar uma estrutura de país onde a palavra seja a melhor maneira forma de digladiarmos em qualquer tipo de debate”.

Na cerimônia, a chefe da Cultura assinou o protocolo de intenção e acordo de cooperação técnica entre o Ministério da Cultura (MinC) e o Ministério das Mulheres. A meta é promover uma colaboração mútua no enfrentamento à misoginia por meio da promoção de condições favoráveis e seguras para as práticas artísticas e culturais de meninas e mulheres, buscando contribuir para a construção de uma cultura igualitária e livre de violência.

Na ocasião houve ainda a assinatura de termos de adesão à campanha por mais de 100 entidades e associações, que se comprometeram a criar ações de enfrentamento à misoginia.

A ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, enfatizou objetivo da campanha. “A meta é construir a igualdade e acabar com o feminicídio e com a violência contra as mulheres em todo o território nacional. Brasil sem Misoginia é um chamado para as autoridades e toda a sociedade sobre a urgência de enfrentarmos a questão no país. O chamado para um país livre de todas as formas de violência e de ódio contra as mulheres”.

Também nesta quarta houve uma mobilização digital para pontuar o lançamento da iniciativa. Influencers e lideranças políticas, além de atores e atrizes manifestaram apoio à causa com a publicação em suas redes sociais de um vídeo com a hashtag #BrasilSemMisoginia.

Sobre o tema, o Ministério das Mulheres realiza audiências públicas em assembleias legislativas e câmaras municipais, formação de agentes públicos e instituições e campanhas de comunicação.

Também participaram do lançamento as ministras do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva; da Igualdade Racial, Anielle Franco; da Saúde, Nísia Trindade; dos Povos Indígenas, Sonia Guajajara; da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck; e a secretária-Executiva da Casa Civil, Miriam Belchior.
Estiveram presentes ainda os ministros dos Transportes, Renan Filho; das Cidades, Jader Filho; e do Turismo; Celso Sabino; além do Advogado-Geral da União, Jorge Messias; da vice-governadora do DF, Celina Leão; da representante adjunta da ONU Mulheres Brasil, Ana Carolina Querino; da deputada federal Benedita da Silva e da ativista e palestrante Luiza Brunet.



Pauta impressa de Conselho Nacional de Política Cultural: http://cnpc.cultura.gov.br

URL da pauta: http://cnpc.cultura.gov.br/2023/10/31/minc-presente-no-lancamento-da-campanha-brasil-sem-misoginia/

URLs na pauta:

[1] http://III%20Conferência%20Nacional%20de%20Cultura: http://III%20Conferência%20Nacional%20de%20Cultura

[2] site do MICBR 2023.: https://www.gov.br/cultura/pt-br/assuntos/noticias/micbr-2023-comeca-no-dia-8-11-em-belem-confira-a-programacao/ProgramacaoGeralMICBR2023_4nov_v32.pdf

[3] Oraculli: https://oraculli.ms.sebrae.com.br/

[4] neste link: https://forms.gle/JitPLqnwSEkh7V8A7

[5] gov.br/micbr: http://gov.br/micbr

[6] @micbr: https://www.instagram.com/micbr/

[7] http://bit.ly/imprensamicbr: http://bit.ly/imprensamicbr

[8] [email protected]: mailto:[email protected]

[9] MICBR: https://www.gov.br/cultura/pt-br/@@search?SearchableText=MICBR

[10] Mercado das Indústrias Criativas: https://www.gov.br/cultura/pt-br/@@search?SearchableText=Mercado%20das%20Ind%C3%BAstrias%20Criativas

[11] site : https://www.gov.br/cultura/pt-br/assuntos/4a-conferencia-nacional-de-cultura-1/4cnc

[12] Eixo 4: https://www.gov.br/cultura/pt-br/@@search?SearchableText=Eixo%204

[13] Conferência Nacional de Cultura: https://www.gov.br/cultura/pt-br/@@search?SearchableText=Confer%C3%AAncia%20Nacional%20de%20Cultura

[14] 2024: https://www.gov.br/cultura/pt-br/@@search?SearchableText=2024

[15] março: https://www.gov.br/cultura/pt-br/@@search?SearchableText=mar%C3%A7o

[16] Márcia Rollemberg: https://www.gov.br/cultura/pt-br/@@search?SearchableText=M%C3%A1rcia%20Rollemberg

[17] Transferegov: https://portal.transferegov.sistema.gov.br/portal/home

[18] aqui: https://www.gov.br/cultura/pt-br/assuntos/pnab/valores-2

[19] site da PNAB: https://www.gov.br/cultura/pt-br/assuntos/pnab/pnab/

[20] aqui : https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-minc-n-80-de-27-de-outubro-de-2023-519652245

[21] Diálogos da Educação Profissional e Tecnológica: Mundo do Trabalho em Cultura: https://www.gov.br/cultura/pt-br/@@search?SearchableText=Di%C3%A1logos%20da%20Educa%C3%A7%C3%A3o%20Profissional%20e%20Tecnol%C3%B3gica%3A%20Mundo%20do%20Trabalho%20em%20Cultura

[22] MEC: https://www.gov.br/cultura/pt-br/@@search?SearchableText=MEC

[23] MinC: https://www.gov.br/cultura/pt-br/@@search?SearchableText=MinC

[24] Ministério da Educação: https://www.gov.br/cultura/pt-br/@@search?SearchableText=Minist%C3%A9rio%20da%20Educa%C3%A7%C3%A3o

[25] Treinamento: https://www.gov.br/cultura/pt-br/@@search?SearchableText=Treinamento

Novembro negro é tema de reunião interministerial

Postado por Coordenação CNPC em 31 de outubro de 2023 @ 15:23 na Notícia | Sem Interações

“A cultura é uma forma de afirmação da identidade e da história dos povos negros no Brasil”, defende a ministra Margareth Menezes

A chefe da Cultura, Margareth Menezes, recebeu a ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, e o ministro dos Direitos Humanos, Silvio Almeida, na sede do MinC, nesta quarta-feira, 25. Eles discutiram pautas e projetos comuns às Pastas, com destaque às ações em comemoração ao Novembro Negro. No dia 20, é celebrado o Dia Nacional da Consciência Negra.

A chefe da Cultura destacou ações desenvolvidas pela Fundação Cultural Palmares, sob o comando de João Jorge. A entidade é referência no debate e lidera no Brasil um agenda ampla e plural. “A Fundação Palmares é um importante órgão de fomento à cultura afro-brasileira. A promoção da cultura é uma forma de promoção de direitos humanos. Temos um enorme trabalho a ser desenvolvido”, pontuou a ministra.

Durante a reunião, os ministros abordaram a importância da cultura na promoção da igualdade racial e no combate às violações de direitos humanos. “A cultura é uma forma de afirmação da identidade e da história dos povos negros no Brasil. A parceria entre os ministérios pode contribuir para a disseminação da cultura afro-brasileira e para o combate ao racismo e à discriminação”, afirmou. Ela também destacou cotas para negros em editais do MinC.

“São muitas pautas, muitas lutas coletivas. A gente sabe que essa luta não começou agora. Estamos montando um Novembro Negro incrível e a gente está trabalhando muito para que não seja somente novembro, seja sempre. Que os nossos passos do presente possam fincar e estar cada vez mais presentes no futuro”, resumiu a ministra Anielle ao final do encontro.

Já o ministro de Direitos Humanos considera fundamental retomar o 20 de Novembro com sua força simbólica, “naquilo que significa para a construção do imaginário de liberdade, republicano, e retomada de luta pela democracia e liberdade no Brasil”. “Essa força de renovar o Novembro é fundamental para nossas lutas e fazer o Estado brasileiro digno para todos os brasileiros”, declarou.

Da equipe do MinC, participaram do encontro o secretário-Executivo, Márcio Tavares; a secretária de Cidadania e Diversidade Cultural, Márcia Rollemberg; a secretária do Audiovisual, Joelma Gonzaga; a secretária dos Comitês de Cultura, Roberta Martins, entre outros servidores.



Pauta impressa de Conselho Nacional de Política Cultural: http://cnpc.cultura.gov.br

URL da pauta: http://cnpc.cultura.gov.br/2023/10/31/novembro-negro-e-tema-de-reuniao-interministerial/

URLs na pauta:

[1] http://III%20Conferência%20Nacional%20de%20Cultura: http://III%20Conferência%20Nacional%20de%20Cultura

[2] site do MICBR 2023.: https://www.gov.br/cultura/pt-br/assuntos/noticias/micbr-2023-comeca-no-dia-8-11-em-belem-confira-a-programacao/ProgramacaoGeralMICBR2023_4nov_v32.pdf

[3] Oraculli: https://oraculli.ms.sebrae.com.br/

[4] neste link: https://forms.gle/JitPLqnwSEkh7V8A7

[5] gov.br/micbr: http://gov.br/micbr

[6] @micbr: https://www.instagram.com/micbr/

[7] http://bit.ly/imprensamicbr: http://bit.ly/imprensamicbr

[8] [email protected]: mailto:[email protected]

[9] MICBR: https://www.gov.br/cultura/pt-br/@@search?SearchableText=MICBR

[10] Mercado das Indústrias Criativas: https://www.gov.br/cultura/pt-br/@@search?SearchableText=Mercado%20das%20Ind%C3%BAstrias%20Criativas

[11] site : https://www.gov.br/cultura/pt-br/assuntos/4a-conferencia-nacional-de-cultura-1/4cnc

[12] Eixo 4: https://www.gov.br/cultura/pt-br/@@search?SearchableText=Eixo%204

[13] Conferência Nacional de Cultura: https://www.gov.br/cultura/pt-br/@@search?SearchableText=Confer%C3%AAncia%20Nacional%20de%20Cultura

[14] 2024: https://www.gov.br/cultura/pt-br/@@search?SearchableText=2024

[15] março: https://www.gov.br/cultura/pt-br/@@search?SearchableText=mar%C3%A7o

[16] Márcia Rollemberg: https://www.gov.br/cultura/pt-br/@@search?SearchableText=M%C3%A1rcia%20Rollemberg

[17] Transferegov: https://portal.transferegov.sistema.gov.br/portal/home

[18] aqui: https://www.gov.br/cultura/pt-br/assuntos/pnab/valores-2

[19] site da PNAB: https://www.gov.br/cultura/pt-br/assuntos/pnab/pnab/

[20] aqui : https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-minc-n-80-de-27-de-outubro-de-2023-519652245

[21] Diálogos da Educação Profissional e Tecnológica: Mundo do Trabalho em Cultura: https://www.gov.br/cultura/pt-br/@@search?SearchableText=Di%C3%A1logos%20da%20Educa%C3%A7%C3%A3o%20Profissional%20e%20Tecnol%C3%B3gica%3A%20Mundo%20do%20Trabalho%20em%20Cultura

[22] MEC: https://www.gov.br/cultura/pt-br/@@search?SearchableText=MEC

[23] MinC: https://www.gov.br/cultura/pt-br/@@search?SearchableText=MinC

[24] Ministério da Educação: https://www.gov.br/cultura/pt-br/@@search?SearchableText=Minist%C3%A9rio%20da%20Educa%C3%A7%C3%A3o

[25] Treinamento: https://www.gov.br/cultura/pt-br/@@search?SearchableText=Treinamento

MinC realiza 1ª Reunião Presencial dos Coordenadores dos Escritórios Estaduais

Postado por Coordenação CNPC em 26 de setembro de 2023 @ 17:19 na Notícia | Sem Interações

Pasta terá escritórios físicos e coordenadores em todas as unidades federativas do país

A materialização das representações do Ministério da Cultura nos estados significa uma parte muito importante para a estruturação do MinC como Política de Estado, no sentido de que essa capilaridade vai garantir a nós, também, uma comunicação com quem está na ponta”. A afirmação da chefe da Cultura, Margareth Menezes, foi feita na manhã desta segunda-feira (25), durante a 1ª Reunião Presencial dos Coordenadores dos Escritórios Estaduais.

Pela primeira vez, a Pasta terá escritórios físicos e coordenadores em todos os estados brasileiros. A medida atende a uma demanda do presidente Luiz Inácio Lula da Silva de estruturação e fortalecimento do diálogo próximo às necessidades de cada localidade do país. “Estamos aqui para atender a todas as pessoas, porque todos os cidadãos brasileiros merecem ter acesso as políticas públicas, da cultura e de todo o governo. O governo não pode governar escolhendo a quem”, defendeu a ministra.

Estabelecer a atuação integrada, com foco específico nas necessidades locais, explica o secretário-Executivo adjunto do MinC, Cassius da Rosa, é a pauta central do encontro realizado hoje e amanhã (26), em Brasília. “Definir o papel dos escritórios nesse processo de retomada da cultura e apontar como o Ministério fortalece essas ações são os eixos dessa primeira reunião”. Inédita e estruturante, a agenda marca o começo da representação institucional do MinC que, no passado, avia contato, apenas, com escritórios regional. “Vocês são fundamentais na engrenagem da retomada da política nacional de cultura”, pontuou o secretário-Executivo, Márcio Tavares.

Quinze coordenadores participaram presencialmente do encontro. Outros seis, de maneira remota. A expectativa é que nos próximos dois meses, os processos de nomeação sejam concluídos e haja representação em todas as unidades federativas do país. “Essa é a nossa primeira meta, a instalação dos escritórios, a nomeação dos coordenadores e a instalação física inicial”, destacou a secretária dos Comitês de Cultura, Roberta Martins.

Ao lado dela, o diretor de Articulação e Governança, Pedro Vasconcellos, destacou que 90 servidores já foram selecionados para atuar junto aos escritórios. Algumas sedes são resultado de parcerias com autarquias vinculadas ao MinC, como o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). A presidente a instituição, Fernanda Castro, se colocou à disposição do grupo para suporte técnico, jurídico e, claro, nas demandas museais dos estados.

Maria Marighella, presidenta da Fundação Nacional de Artes (Funarte), se disse “emocionada ao ver o projeto de territorialização da cultura tomar forma”. “É uma honra estar com vocês e ao mesmo tempo, estar com o ministério que mostra o Brasil para o mundo e o Brasil para os brasileiros”, afirmou o presidente da Fundação Cultural Palmares (FCP), João Jorge.

Representante o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) – outro parceiro dos escritórios -, Desiree Tozi, diretora do Departamento de Cooperação e Fomento da autarquia, avaliou que são muitos os desafios no desenvolvimento de uma política cultural descentralizada, porém, a unidade do Sistema MinC em torno de demandas como essa, viabiliza o debate e execução dessas ações.

Também participaram da primeira rodada de diálogo o secretário Fabiano Piúba, de Formação, Livro e Leitura; além de representantes da Secretária de Direitos Autorais e Intelectuais; de Cidadania e Diversidade Cultural; e de Economia Criativa e Fomento Cultural.

O encontro segue no período da tarde e se estende ao longo de toda a terça-feira (26).



Pauta impressa de Conselho Nacional de Política Cultural: http://cnpc.cultura.gov.br

URL da pauta: http://cnpc.cultura.gov.br/2023/09/26/minc-realiza-1a-reuniao-presencial-dos-coordenadores-dos-escritorios-estaduais/

URLs na pauta:

[1] http://III%20Conferência%20Nacional%20de%20Cultura: http://III%20Conferência%20Nacional%20de%20Cultura

[2] site do MICBR 2023.: https://www.gov.br/cultura/pt-br/assuntos/noticias/micbr-2023-comeca-no-dia-8-11-em-belem-confira-a-programacao/ProgramacaoGeralMICBR2023_4nov_v32.pdf

[3] Oraculli: https://oraculli.ms.sebrae.com.br/

[4] neste link: https://forms.gle/JitPLqnwSEkh7V8A7

[5] gov.br/micbr: http://gov.br/micbr

[6] @micbr: https://www.instagram.com/micbr/

[7] http://bit.ly/imprensamicbr: http://bit.ly/imprensamicbr

[8] [email protected]: mailto:[email protected]

[9] MICBR: https://www.gov.br/cultura/pt-br/@@search?SearchableText=MICBR

[10] Mercado das Indústrias Criativas: https://www.gov.br/cultura/pt-br/@@search?SearchableText=Mercado%20das%20Ind%C3%BAstrias%20Criativas

[11] site : https://www.gov.br/cultura/pt-br/assuntos/4a-conferencia-nacional-de-cultura-1/4cnc

[12] Eixo 4: https://www.gov.br/cultura/pt-br/@@search?SearchableText=Eixo%204

[13] Conferência Nacional de Cultura: https://www.gov.br/cultura/pt-br/@@search?SearchableText=Confer%C3%AAncia%20Nacional%20de%20Cultura

[14] 2024: https://www.gov.br/cultura/pt-br/@@search?SearchableText=2024

[15] março: https://www.gov.br/cultura/pt-br/@@search?SearchableText=mar%C3%A7o

[16] Márcia Rollemberg: https://www.gov.br/cultura/pt-br/@@search?SearchableText=M%C3%A1rcia%20Rollemberg

[17] Transferegov: https://portal.transferegov.sistema.gov.br/portal/home

[18] aqui: https://www.gov.br/cultura/pt-br/assuntos/pnab/valores-2

[19] site da PNAB: https://www.gov.br/cultura/pt-br/assuntos/pnab/pnab/

[20] aqui : https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-minc-n-80-de-27-de-outubro-de-2023-519652245

[21] Diálogos da Educação Profissional e Tecnológica: Mundo do Trabalho em Cultura: https://www.gov.br/cultura/pt-br/@@search?SearchableText=Di%C3%A1logos%20da%20Educa%C3%A7%C3%A3o%20Profissional%20e%20Tecnol%C3%B3gica%3A%20Mundo%20do%20Trabalho%20em%20Cultura

[22] MEC: https://www.gov.br/cultura/pt-br/@@search?SearchableText=MEC

[23] MinC: https://www.gov.br/cultura/pt-br/@@search?SearchableText=MinC

[24] Ministério da Educação: https://www.gov.br/cultura/pt-br/@@search?SearchableText=Minist%C3%A9rio%20da%20Educa%C3%A7%C3%A3o

[25] Treinamento: https://www.gov.br/cultura/pt-br/@@search?SearchableText=Treinamento