FCRB_jardimA Fundação Casa de Rui Barbosa (FCRB), entidade vinculada ao Ministério da Cultura (MinC) com sede no Rio de Janeiro (RJ), apresenta neste mês de junho uma intensa programação de eventos gratuitos e abertos ao público para promover a troca de informações e reflexões sobre os mais diversos temas.

Estão programadas para os dias 13 (quarta-feira) e 16 (sábado) de junho as visitas mediadas ao histórico jardim da Fundação. Os participantes têm a oportunidade de conhecer o espaço, que é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), com destaque para sua flora e fauna dentro de um panorama da vida de Rui Barbosa e família. A atividade é realizada com distribuição prévia de senhas, no máximo 30. A entrada é gratuita e, em caso de chuva, a visita é cancelada. O agendamento para grupos de até 30 pessoas pode ser feito pelos e-mails museu@rb.gov.br e educativa@rb.gov.br ou pelos telefones (21) 3289-8683 e (21) 3289-8685.

No dia 13 de junho, a fundação realiza o debate Junho de 2013: 5 anos depois, das 13h30 às 17h30, na sala de cursos. O bate-papo terá como debatedores Henrique Silveira, da Casa Fluminense e do movimento Nova Democracia, e Julio Aurélio, pesquisador da FCRB e autor do livro Viver em rede. Em pauta, o questionamento da qualidade da representação política em geral e de serviços públicos essenciais.

No dia 14, a FCRB promove, às 17h, com entrada franca, a palestra Jornalismo popular: uma história, ministrada por Marialva Barbosa (UFRJ/CNPq). O objetivo é discutir os processos históricos de constituição do jornalismo popular, com ênfase nas estratégias narrativas adotadas por esse tipo de jornalismo, que teve seu apogeu no século XX, voltado para tragédias e dramas do cotidiano. O evento integra a série Pensar a imprensa.

Em parceria com a Universidade do Grande Rio (Unigranrio), Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) e a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), a Fundação realiza, nos dias 14 e 15 de junho, o colóquio Narrativas do eu na literatura e na comunicação: gênero, afetos e produção de sentidos, na sala de cursos da Fundação. As inscrições antecipadas devem ser realizadas neste link. O evento vai promover reflexões em torno das escritas, da subjetividade, da sociabilidade, das interações e dos afetos sob diversas perspectivas. Estão previstas cinco mesas-redondas, lançamento de livros e uma palestra de encerramento. Confira neste link mais informações e programação completa.

Como parte das comemorações dos 80 anos da Casa de Rui como Patrimônio Cultural Brasileiro, a fundação fará, no dia 18, uma mesa-redonda com os arquitetos Dora Alcantara (Iphan), José Pessoa (UFF) e Claudia Carvalho (FCRB), com mediação da arquiteta Marcia Furriel (FCRB). Será às 15 horas, na sala de cursos, com entrada  franca.

Moda e museus

Moda: uma abordagem Museológica é tema de seminário promovido no dia 19 de junho, das 9h às 16h. Com entrada franca, é direcionado a profissionais da área de moda e de museus e a docentes e estudantes da área de conservação e restauração, história, museologia, moda e interessados nas áreas de Patrimônio Cultural. Um dos objetivos da ação é aprofundar o debate sobre a conservação de acervos de moda enquanto atividade científica, considerando as dificuldades existentes no reconhecimento e tratamento deste tipo de acervo e suas coleções. Após o evento, os trabalhos apresentados serão veiculados em formato de artigo no site da FCRB. As inscrições antecipadas podem ser feitas neste link.

No dia 20, a série Memória & Informação aborda o tema Atribuição de valor em arquivo de arquitetura: subsídios para conservação de desenhos em papéis translúcidos. A palestra será ministrada por João Claudio P. Silva, arquivista da UFRJ, a partir das 14h30, com entrada franca.

Em parceria da UFRJ e PUC-Rio, a FCRB realiza, nos dias 20 e 21, a conferência internacional Tempos de Violência: O Fim da Primeira Guerra Mundial e o Início de uma Era. O encontro vai reunir pesquisadores nacionais e estrangeiros para debater sobre a Primeira Guerra Mundial a partir de novas perspectivas desenvolvidas em torno dos 100 anos do conflito. Mais informações e a programação completa podem ser vistas no site https://wwiviolence.wordpress.com/.

Política também é tema do I Encontro de Teoria Política e Pensamento Político Brasileiro, promovido pela FCRB e Uerj nos dias 25 e 26 de junho. Pesquisadores de universidades e instituições de ensino e pesquisa do país vão compartilhar suas pesquisas acadêmicas em campos diversos da ciência política, tais como o a teoria política histórica, a teoria normativa, o pensamento político brasileiro, a teoria da democracia e o estudo das ideologias políticas. Programação completa neste link.

Assessoria de Comunicação
Ministério da Cultura
Com informações da Fundação Casa de Rui Barbosa

 

Você precisa se cadastrar para participar