ppa cidadãoO Ministério do Planejamento Orçamento e Gestão está disponibilizando em sua página, desde o dia 8 de janeiro, o Portal PPA Cidadão. Um site que faz parte do esforço do Governo Federal de oferecer mais transparência à ação pública, permitindo que a sociedade possa acompanhar as informações sobre as políticas públicas que estão sendo implementadas no Plano Plurianual (PPA).

Além de fortalecer a disseminação da informação sobre o planejamento, execução, monitoramento e avaliação do Plano, de maneira dinâmica, intuitiva e amigável, essa ferramenta foi desenvolvida com o intuito de aperfeiçoar ferramentas digitais para acompanhamento da implantação de metas e objetivos do PPA e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), no âmbito da Parceria para Governo Aberto (Open Government Partneship – OGP).

Esse compromisso internacional foi firmado por 70 países e visa fortalecer práticas relacionadas à transparência dos atos governamentais e promover a participação social, e é coordenado nacionalmente pela Controladoria Geral da União (CGU).

O PPA Cidadão disponibiliza as seguintes informações sobre o PPA, de forma amigável e intuitiva:

  • os atributos do PPA, conforme Anexo I da Lei nº 13.249/2016, que instituiu o PPA 2016-2019
  • as informações do Monitoramento Ano-Base 2016 já divulgadas por meio do Relatório Anual de Avaliação disponível
  • em http://www.planejamento.gov.br/assuntos/planeja/plano-plurianual
  • as agendas Transversais e Temáticas; e
  • as agendas ODS construídas pelo alinhamento dos atributos do PPA com as metas ODS a partir de discussões conjuntas entre os Ministérios, a Seplan e a Secretaria de Governo (SEGOV), e que serão objeto de acompanhamento pela Comissão Nacional para os ODS.

O Cidadão também pode construir seu recorte do PPA, personalizando os atributos de sua escolha através da aba “Meu PPA”. Acesse o portal no endereço: ppacidadao.planejamento.gov.br ou ainda por meio da página http://www.planejamento.gov.br/assuntos/planeja/plano-plurianual.

Conselho Nacional de Política Cultural
Ministério da Cultura

 

Você precisa se cadastrar para participar