mapa oscO Mapa das Organizações da Sociedade Civil (Mapa das OSCs), plataforma georreferenciada que apresenta dados relativos às organizações da sociedade civil (OSC) no Brasil, já está disponível com atualizações importantes. A ferramenta é desenvolvida pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) gratuitamente e totalmente acessível.

O Mapa é uma solução inteligente que auxilia a gestão pública a se informar sobre a atuação das organizações da sociedade civil (OSCs) em projetos e ações de interesse público, bem como disponibiliza várias outras funcionalidades.

Portal

Mapa das OSCs é um portal de dados integrados e transparentes sobre as mais de 391 mil organizações da sociedade civil existentes no país. Há dados relativos à institucionalidade e demais características das OSCs, seu acesso a recursos públicos e privados, localização no território, áreas de atuação, projetos, entre muitos outros dados relevantes.

O Mapa das OSCs oferece às organizações,  independentemente do seu tamanho, meios e oportunidades de tornar pública e conhecida sua atuação e seu trabalho, comprovando sua responsabilidade pública de forma transparente. Ele também agiliza a relação e a comunicação entre as OSCs e diferentes financiadores de projetos (fontes de recursos), pesquisadores e instituições que intermediam doações privadas (individuais e institucionalizada). Permite,ainda, que as OSCs compreendam o trabalho das demais organizações brasileiras e que possam trocar informações, experiências e boas práticas entre si, facilitando a formação de redes.

Em grande medida o “Mapa”  pode reduzir os custos de médio e longo prazo para a captação de recursos por parte das OSCs, ao disponibilizar informações que auxiliem tanto as OSCs quanto seus financiadores institucionais, privados e/ou individuais a identificarem projetos de interesse públicos de forma transparente.

Vantagens

Entre as vantagens, o Mapa permite que os gestores públicos possam identificar territórios que estão sobre ou sub representados em termos da disponibilidade e/ou atuação das OSCs. Ele também suporta a tomada de decisões, permitindo que os formuladores de políticas públicas possam acompanhar as tendências no financiamento e atuação das OSCs, por área e por território.

No Brasil e no mundo, as OSCs prestam serviços públicos valiosos à sociedade. Por meio das OSCs a população pode se organizar e defender seus direitos, comunidades e interesses. Organizações podem exercer plenamente seu potencial de interesse coletivo, atuando em parceria com o Estado para a execução de políticas públicas e/ou desenvolvendo projetos próprios, por exemplo, com financiamento privado.

Transparência

Transparência pública e disponibilidade de informações de qualidade são pré-requisitos para compreender a força e a capacidade de atuação das OSCs no Brasil. Entender sobre a dispersão territorial das organizações, suas áreas de atualização, os projetos em andamento e sua capacidade de execução, facilitar e entender as condições de financiamento das OSCs, visibilizar a atuação, além de torná-la cada vez mais efetiva, transparente e forte.

Visite o Mapa das OSCs e apoie este projeto!

 

Você precisa se cadastrar para participar