CNPCA Fundação Casa de Rui Barbosa (FCRB) e o Arquivo Nacional (AN) promovem, entre os dias 5 e 10 de junho, a I Semana Nacional de Arquivos. O encontro visa ampliar a visibilidade dos arquivos e sua inserção na sociedade.

A abertura oficial será no dia 5 de junho, às 14 horas, no auditório da FCRB (R. São Clemente, 134 – Rio de Janeiro-RJ). Os demais eventos serão no Arquivo Nacional (Praça da República, 173 – Rio de Janeiro-RJ).  A programação inclui mostra de documentos, exposições, distribuição de poemas, apresentação e debate de documentário.

A iniciativa compõe uma das ações previstas no Plano Setorial de Arquivos (2016-2026), aprovado em 2016, pelo Conselho Nacional de Política Cultural (CNPC). Na semana do evento também é celebrado o Dia Internacional dos Arquivos, em 9 de junho.

O encontro tem como público alvo instituições arquivísticas, centros de memória e documentação e  entidades que abrigam serviços de arquivos do Brasil. As atividades culturais e acadêmicas são gratuitas.  Para participar, as instituições devem preencher o formulário online até o dia 30 de maio com os dados dos eventos culturais que pretendem realizar durante a 1ª Semana Nacional de Arquivos.

Confira a programação completa do encontro.

Dúvidas, informações e esclarecimentos pelo endereço semanadearquivos@arquivonacional.gov.br

 

 

Você precisa se cadastrar para participar